A Gestão de Pessoas agrega em todos os processos relativos ao desenvolvimento profissional dos funcionários, é considerada uma ferramenta fundamental para a administração de sua empresa, já que ela é movida por seus funcionários, e está diretamente relacionada ao desenvolvimento do Culture Code de sua empresa, que trata de todos os princípios e comportamentos que orientam a atuação dos colaboradores e colaboram para a construção da identidade de uma organização a partir dos valores que ela aprecia e acredita.

É também responsável por fazer com que as necessidades dos funcionários sejam atendidas e de que os mesmos estarão dentro dos cargos e funções que têm a capacidade para exercer.

Se você não conseguir ter esse controle, provavelmente terá problemas em gerir seu time, pois é uma atividade essencial para que a empresa alcance seus objetivos.

E foi pensando nisso que nós fizemos esse post para que você saiba a importância da gestão de pessoas e os benefícios que ela pode trazer para o desenvolvimento sua empresa.

Benefícios da gestão de pessoas

Você já parou para pensar nos benefícios que ter uma gestão de pessoas eficiente pode trazer para sua empresa?

O que antigamente era limitado apenas a contratação e desligamento de funcionários, hoje é um dos departamentos mais indispensáveis em uma empresa.

Ela tem como objetivo administrar o comportamento dos trabalhadores e criar equipes mais satisfeitas, motivadas, qualificadas e engajadas  de acordo com os objetivos organizacionais da sua empresa, gerando melhores resultados .

Contratações certeiras

Durante um processo de seleção, um dos principais desafios é encontrar o profissional mais qualificado, que se enquadre no perfil da empresa e principalmente decidir qual a melhor forma de realizar um processo seletivo.

No entanto, alguns gestores deixam de avaliar se o candidato está alinhado com as atividades que serão desempenhadas, com o perfil da empresa, e com todos os demais aspectos que podem impedir uma boa contratação.

Esse fato pode resultar em colaboradores desmotivados, gerar prejuízos com uma contratação pouco satisfatória, perda de tempo dos demais gestores e além de tudo, a realização de um novo processo.

Ao fazer um processo efetivo é possível definir melhor o perfil de cada vaga e selecionar os candidatos mais adequados, reduzindo custos com a rotatividade de funcionários e reduzindo também o desperdício de tempo.

Produtividade e motivação

A produtividade é muito ligada a motivação, e colaboradores motivados apresentam rendimentos maiores, pois se o seu colaborador não sente que está fazendo um bom trabalho, ou que não está apresentando resultados satisfatórios isso pode e vai influenciar sua produtividade.

Sabemos que em certos casos os gestores da empresa não tem tempo suficiente para lidar com questões pessoais ou até mesmo pensar em uma motivação para um determinado grupo de funcionários e por isso acaba transferindo essa função a uma equipe mais especializada.

A consultoria oferece serviços ligados a seleção, contratação, desenvolvimento e demissão de um colaborador, além de desenvolver atividades ligadas ao desenvolvimento de um melhor clima organizacional.

Um consultor pode ajudar sua empresa, pois uma pessoa com uma visão totalmente diferente do ambiente pode ajudar muito, com uma nova perspectiva e com novas formas de ajudar em determinados aspectos.

Alinhamento dos objetivos

É fundamental que os trabalhadores saibam o que se esperam deles e seu papel dentro da empresa, pois as organizações sempre buscam ter bons resultados mas, muitas vezes, não os alcançam.

Isso pode acontecer pelo fato de os colaboradores não terem conhecimento de quais são os objetivos a serem conquistados.

A partir do momento que se constrói uma direção a ser seguida, às metas organizacionais e individuais trilham o caminho determinado pela empresa, impulsionando o time ao alcance dos propósitos ou metas traçadas.

As empresas que investem em ações internas como de comunicação, eventos internos, feedback, integração de novos funcionários, entre outros métodos,  poderá obter melhorias no engajamento do time e também a convivência entre empresa e funcionário.

Desenvolvimento dos funcionários

O andamento do negócio está totalmente ligado às pessoas que possibilitam sua evolução, por isso é extremamente necessário capacitar e desenvolver sua equipe para ter profissionais aptos para o avanço de todas as funções determinadas e também evoluírem cada vez mais.

Assim, você terá profissionais qualificados que irão fazer com que sua empresa cresça junto com eles, o que é muito importante, pois eles se sentem motivados a fazer um bom trabalho pensando em um futuro profissional.

Contudo, esse aperfeiçoamento não deve ser feito de forma aleatória, ele inclui a análise dos objetivos da empresa, o perfil do colaborador, os pontos fortes e fracos, entre outros quesitos.

Melhoria no ambiente de trabalho

O desenvolvimento de tarefas é conectado diretamente a como cada funcionário se sente em seu ambiente profissional, se seu funcionário se sente desmotivado, não pertencente a aquela equipe, obviamente isso irá refletir em seu desempenho.

A administração de pessoal tende a melhorar de forma significativa o ambiente de trabalho, pois, mostra a importância de cada um para o negócio e o quanto o seu trabalho interfere no alcance dos objetivos empresariais.

Considerações finais

Independentemente do tamanho da organização, é importante ter uma boa gestão de pessoas. Afinal, será por meio dela que você conseguirá motivar, engajar e qualificar a equipe, melhorar a competitividade e até elevar o faturamento.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, você pode consultar uma empresa como a DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria.

Entre em contato conosco, que tanto eu, quanto outras pessoas estaremos à disposição para bater um papo com você!

Por Ana Clara, departamento de Marketing do Grupo DIRETO