Nada mais correto que ao percebermos algum sintoma diferente em nós, busquemos por  por profissionais da área da saúde para nós diagnosticar e receitar medicamentos que irão contribuir com a nossa saúde. No meio empresarial é a mesma coisa, existem especialistas que fazem um diagnostico empresarial em pró a saúde do seu negócio e principalmente para que você alcance todos os resultados desejados

Quando é realizado um diagnóstico empresarial eficiente e bem elaborado, o empresário passa a obter um conhecimento melhor e mais aprofundado do seu próprio negócio e assim conseguir  traçar novos caminhos e buscar soluções que o levarão ao sucesso.

Esse procedimento possibilita, por meio de uma abordagem direta, propor soluções reais para aquilo que de fato compromete a “saúde” da empresa e impede que tragam resultados. 

Mas como fazer um diagnóstico empresarial? Não é um bicho de sete cabeças como muitos imaginam, por isso nós vamos te ensinar como fazer um diagnostico empresarial!

Como coletar de informações da maneira certa?

Um diagnóstico eficaz envolve todas áreas da empresa: finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, processos, tecnologia e outros. 

O primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis sobre todas as atividades que a organização desempenha.

Faça as perguntas certas às pessoas certas de acordo com a realidade do seu negócio, na internet existem alguns modelos prontos para que você coloque as informações coletadas em uma planilha, assim terá uma vantagem, pois você não precisará pensar em toda a estrutura de perguntas e áreas.

Entrevistas

Sabem aquele ditado, que pessoas certas nos lugares certos fazem a diferença, esse é o momento em que você descobre se está colocando esse ditado em prática. 

Realize entrevistas com os atuais os gestores, supervisores e demais colaboradores e pergunte a eles sobre a atual situação de seus respectivos setores, como caminham e como são tomadas as decisões.

Mas, antes, procure elaborar um roteiro com as perguntas a serem feitas.

Relatórios

Você tem costume de levantar todos os dados que surgem diariamente? Se a sua resposta for não, saiba que está permitindo que sua empresa fique vulnerável a conflitos internos e externos. 

60% das empresa não ficam mais do que 5 anos ativas por problemas na elaboração de relatórios eficazes que realmente contribuam com a sua gestão. Portanto nesse caso, a coleta dos relatórios periódicos de cada área da empresa é indispensável.

Esses documentos contêm métricas bastante relevantes que garantem uma gerenciamento eficaz sobre procedimentos internos e externos, processo para a  tomada de decisão e resultados obtidos.

Pesquisa de campo

Que tal fazer uma pesquisa de campo dentro da empresa? Dessa forma, você vivencia de perto a rotina de trabalho da empresa: como os funcionários operam, como os procedimentos se dão na prática, quais os principais erros e acertos e muitas outras descobertas.

Lembre-se que, para que a pesquisa de campo tenha eficácia, é fundamental que o observador não interfira na execução das atividades em hipótese alguma.  

Existem outras formas de conhecer melhor seu negócio, como por exemplo desenvolvendo uma análise SWOT para planejamento estratégico.

 

Como analisar os dados coletados?

Agora que você já tem em mãos as informações necessárias, é hora de organizá-las e analisá-las.

Para isso, você pode fazer uso de planilhas, gráficos, mapas, tabelas, tudo aquilo que te deixar o mais seguro possível. Ainda se houver confusão busque por profissionais qualificados que entendem do assunto para te auxiliar.

O objetivo aqui é disponibilizar os dados de maneira que facilite e que contribuam para o gerenciamento.

Como identificação dos problemas?

Você já parou para pensar que os problemas nada mais são do que resultados que não foram atingidos? 

Após coletar e analisar as informações mais relevantes da sua empresa, fica mais fácil identificar e criar um diagnostico empresarial para identificar os problemas e traçar rotas.

Mais que isso: é possível encontrar a raiz de tais problemas e eliminar de uma vez por todas. Existe um diagrama pode te ajudar bastante nessa etapa, ele se chama Diagrama de Ishikawa, ele classifica a causa dos seus problemas em 6 tipos.

São eles:

1. Máquina

Muitos problemas são ocasionados devido ao mau funcionamento de máquinas e equipamentos.

2. Matéria-prima

Problemas relacionados à matéria-prima são muito comuns e podem acarretar prejuízos significativos.

Por isso, escolha bem os seus fornecedores e mantenha um bom relacionamento com eles.

3. Mão-de-obra

Funcionários mal treinados, incapacitados, sem qualificação ou simplesmente desmotivados podem prejudicar o cumprimento das atividades.

4. Meio ambiente

Aqui os problemas estão relacionados ao ambiente interno falta de espaço, layout incorreto e externo poluição, intempéries à empresa.

5. Medida

Você costuma medir os processos da sua empresa?

Se não, saiba que isso pode comprometer o andamento das atividades, gerando trabalho dobrado.

6. Método

Esse último aspecto diz a respeito aos problemas causados pelos métodos que a organização utiliza na execução de suas atividades.

 

Que tal receber um Diagrama de Ishikawa em primeira mão? Mande um e-mail para [email protected], que enviaremos imediatamente para você, como resultado estará pronto para começar a identificar os problemas.

 

Como fazer um proposta de intervenção?

Apenas saber o que há de errado com a sua empresa não basta.

Você precisa se perguntar: o que pode ser feito para melhorar essa situação?

Agora que você já coletou as informações, realizou análises, e encontrou os problemas, reúna a sua equipe de gestores e proponham, juntos, soluções efetivamente capazes de corrigir o que quer que esteja impedindo o seu negócio de lucrar, vender mais e gerar caixa

Porém, vale lembrar que tudo precisa ser estrategicamente pensado, com um plano de ação bem definido.

Agora que você já sabe como fazer um diagnóstico empresarial, não perca tempo mais tempo e faça logo o da sua empresa!

 

CONCLUSÃO

Realizar essa análise sem o auxílio de uma empresa especializada em consultoria consultiva customizada, pode tomar muito tempo de toda a sua equipe, que sendo assim pode acabar deixando um pouco de lado as questões operacionais do negócio.

Portanto, é totalmente recomendável procurar ajuda de empresa especializadas. Um serviço de consultoria empresarial pode trazer ainda outras vantagens para a sua empresa no processo de análise de desempenho. 

Mas, se você quer saber ainda mais sobre esse tema ou receber mais conteúdos como esse mande um e-mail para: [email protected]

Que tanto eu, quanto outras profissionais da DIRETO, estaremos à disposição para bater um papo com você!

Por Vitoria, especialista do departamento de Marketing do Grupo DIRETO.