Gerir uma empresa nem sempre é um trabalho fácil, não é mesmo?

Tantas decisões a serem tomadas, os erros e acertos pedindo total responsabilidade, e por trás disso existe também uma enorme equipe de colaboradores que se tornam grandes responsáveis.

O foco principal de toda gestão é manter sempre uma empresa bem estruturada, visando sempre o bem estar coletivo e o futuro da empresa.

Mas nós sabemos que nem sempre tudo é um mar de rosas, né? Manter a gestão empresarial no lugar pode se tornar uma tarefa árdua e é por isso que nós estamos aqui pra ajudar com alguns ensinamentos valiosos para melhorar essa gestão.

Defina a visão, missão e valores

Pode parecer algo totalmente sem importância não é mesmo? Mas ao contrário do que muita gente pensa esse é um ponto principal para uma boa gestão, é muito ligado a como a empresa se coloca no mercado para o público e estas definições são importantes pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia.

Elas servirão como base para definição de comportamentos, e devem deixar muito claro qual o caminho a ser seguido, e onde a empresa pretende chegar. Você pode entender um pouco melhor lendo esse post.

  • Missão

Mostra a razão da empresa existir, geralmente, é a que tem mais foco no produto ou serviço oferecido pela empresa.

  • Visão

A visão é a forma como a empresa caminha, seu direcionamento e trajetória, é a imagem do futuro que se deseja alcançar, através da missão, do foco e do trabalho.

  • Valores

É a filosofia, as atitudes e as crenças que compõem um conjunto de regras para os funcionários cumprirem em prol de resultados positivos, o que também é definido como ética.

 

 

 

 

 

 

 

 

Utilize os benefícios da comunicação a seu favor

Muitas vezes um enorme problema poderia ter sido resolvido apenas com uma simples conversa, entretanto a falta de comunicação pode causar catástrofes enormes em uma empresa.

Desde contratos a serem fechados ou brigas internas de equipe, tudo pode ser solucionado no diálogo, e isso deve ser aproveitado dentro de uma empresa pois evita muitos problemas.

E nesse caso a falta de comunicação é o principal vilão em núcleos empresariais não é mesmo? Aposto que você consegue listar inúmeras “falhas” que poderiam ter sido evitadas com uma simples informação trocada.

E nesses casos a comunicação pode ser algo sem muito sucesso por inúmeros motivos.

Quantas vezes você teve que batalhar para obter contato com aquele cliente que nunca está em casa, ou que não responde seus emails e ignora suas ligações?

Tenho certeza que não foram poucas, e isso traz uma dificuldade enorme para qualquer processo que é preciso realizar dentro de sua empresa.

Por isso, tente ao máximo manter uma comunicação estável com seus funcionários e clientes, tanto para problemas como para auxiliá-los, assim fica muito mais fácil evitar falhas.

Inove

Faça diferente, seja criativo, veja novas formas de resolver um antigo problema.

Não tenha medo de inovar e não tenha problema caso a inovação não venha de você, a gestão e os funcionários devem trabalhar juntos, e é interessante deixar que seus colaboradores dêem opiniões ou até mesmo soluções para alguns problemas isso te torna um líder melhor, e aquela solução que você tanto procura pode vir de onde menos se espera.

Uma nova visão sempre ajuda a ampliar suas ideias por isso também é interessante procurar ajuda de uma consultoria.  Uma consultoria empresarial destina-se às empresas que desejam alcançar seu objetivo, seja solucionar um problema negativo existente, seja impulsionar algo positivo da empresa ou mesmo desenvolver algo novo com um auxílio externo, o que pode ajudar muito quando se precisa daquela mãozinha a mais, como diz o ditado: duas cabeças pensam melhor do que uma.

Existem diversas áreas em que a consultoria pode te ajudar, como por exemplo: Financeira, tributária, contábil, recursos humanos, trabalhista e auditoria. É só escolher a que se encaixa melhor no que você está procurando e contar com sua ajuda.

Conheça seu público

Você já pesquisou sobre seu público? Viu se está realmente atingindo o alvo que deseja?

O ramo empresarial que comanda a venda de produtos ou serviços está em constante evolução, é preciso sempre realizar pesquisa para se certificar de que está atingindo o público que deseja, ou até mesmo se está utilizando a estratégia certa para vender.

Essas estratégias de vendas precisam acompanhar as atualidades, você precisa estar sempre atento, pois como eu disse a evolução é constante.

Nesse caso é ideal ter uma boa equipe de marketing, eles te ajudaram a manter sua empresa sempre atualizada no mercado e melhorarão sua qualidade de vendas.

E para você gestor que não conhece como o marketing trabalha eu vou explicar, o marketing de uma empresa é responsável não só pela divulgação de seu produto, mas também por como seu cliente se torna cliente e também como ele é fidelizado com sua empresa se tornando cliente fiel de seus serviços ou produtos, é uma área muito usada atualmente, que também atua com muitos segmentos para manter sua empresa no topo de vendas.

Seja parceiro de sua contabilidade

As burocracias empresariais tem se tornado cada vez maiores não é? Por isso nós sabemos que é super importante poder contar com a ajuda de sua contabilidade, pois eles serão sua principal ajuda na tomada de decisões e também na redução de custos e aumento dos lucros.

A contabilidade é um dos principais pilares para o crescimento empresarial, visto que muitas empresas não sobrevivem muito tempo sem um controle financeiro, pois a parte financeira de uma empresa é sua base e ter um bom controle financeiro facilita a análise dos indicadores de um empreendimento, a partir disso, pode-se definir quais estratégias serão tomadas para aumentar os lucros e o crescimento.

A contabilidade deve sua principal aliada, desde o começo de sua empresa e em todos os demais processos, para que seus negócios sejam sempre bons e duradouros. Você pode conseguir mais informações lendo esse post.

 

 Considerações Finais

Aposto que você não pensou que era tão simples organizar uma mudança na gestão empresarial não é mesmo?

O ideal é sempre manter um feedback de sua equipe e avaliar não só como gestão mas também como parte da equipe.

Tenho a certeza que nossas dicas serão valiosas para a gestão de sua empresa.

Se você ficou com alguma dúvida, ou quer conversar mais com a gente sobre o assunto, entre em contato conosco, que tanto eu, quanto outras pessoas do Grupo DIRETO, estaremos à disposição para bater um papo com você!

 

Por Ana Clara, departamento de Marketing do Grupo DIRETO