fbpx

Empresas familiares: Como vencer os desafios

Empresas familiares: Como vencer os desafios

Você sabia que cerca de 90% das organizações brasileiras, são formadas por empresas familiares e apenas 7 em cada 100 não conseguem chegar a 2ª geração e só 30 chegam a 3ª geração.

As empresas familiares representam aproximadamente 90% dos negócios no Brasil e são a base do empreendedorismo por todo o mundo. De uma pequena quitanda da esquina até uma mega global empresa, são construídas em pilar familiar.

É evidente que muitas empresas constituídas por membros da mesma família enfrenta desafios e conflitos constantes durante toda a trajetória e em média 60% dos casos o resultado é o mais temido de todos, a Falência.

Se você pertence a uma empresa familiar e de algum modo se sente aflito por estar diante de problemas e conflitos, não se preocupe viemos te ajudar a encontrar os melhores caminhos para vencer os desafios. Confira!

 

O que são empresas familiares?

Como o próprio nome já diz, são empresas fundadas por membros da mesma família. Em muitos casos, abrir uma empresa não passa apenas de uma estratégia de negócios. O fundador visa redução de custos, comprometimento e segurança do funcionário em atingir de resultados.

Muitos empreendedores, veem que o membro familiar não irá exigir o rigor da lei em relação a salários e limites de horários, e também dedica o máximo esforço e empenho para que a família prospere por meio do empreendimento.

Não se precipite, é um grande erro, levar a situação assim, pois, são por esses pensamentos que surgem os conflitos devido à incompatibilidade de interesses. Se optar por esse caminho não esqueça que a atenção será redobrada e algumas ações precisarão ser aplicadas, assim, evitando atritos na família e no negócio.

 

5 principais desafios que uma empresas familiares pode enfrentar

 

Abrir uma empresa familiar, pode ser um grande desafio empresarial, e muitos deles consequentemente partem da ligação entre o negócio e a vida pessoal dos controladores.

Muitos dos desafios partem da dificuldade de profissionalização da família e a abertura para inovações e novos processos. O desafio mais relevante e causador de muitos conflitos, é o controle das emoções.

A conexão sentimental com as questões da empresa pode prejudicar os resultados do negócio, limitando a execução de processos básicos, como o recrutamento e o controle do fluxo de caixa.

Os desafios podem surgir de diversos pontos e motivos, mas os mais vistos são:

  1. Conflito de interesses entre os membros da família quanto a empresa.
  2. Conflitos de poder com outros colaboradores, sócios e gestores que não fazem parte da família.
  3. Dificuldades para escolher o sucessor de um cargo, e aceitação.
  4. Não separar os assuntos e questões familiares, das questões de trabalho.
  5. Deveres e funções indefinidas.

 

Como vencer os desafios de ter uma  negócio familiar

Você se identificou com alguns dos desafios citados acima?

Se sua resposta for sim, saiba que tudo pode ser resolvido com muita disciplina, comunicação, propósito comum, e planejamento.

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, e principalmente quando envolve os membros da mesma família. Poucos conseguem separar o jantar da terrível reunião que tiveram no horário antes do almoço.

Como todo negócio os desafios estão por toda a parte e durante toda a trajetória. Afinal a solução para encontrar os melhores caminhos para vencer os desafios, indispensavelmente investir na gestão.

Conquistar resultados mais satisfatórios e obter uma força. Passa a ser fundamental estabelecer limites entre os relacionamentos pessoais e profissionais, sem deixar que conflitos sejam desencadeados.

Separamos algumas dicas que podem ser extremamente úteis para os próximos dias dentro da sua empresa.

 

  • Invista na comunicação interna

    É muito comum que a comunicação interna seja negligenciada pelos membros da família. O que acarreta um enorme telefone sem fio.

    A comunicação interna precisa ser importância dentro do planejamento. Crie o hábito de integrar os setores e utilizar outros recursos, como, por exemplo, o e-mail. Parece simples, mas é o caminho mais fácil e com o melhor custo benefício que você pode encontrar para solucionar esse problema.

  • Contratação de gestores externos

    Considerar a entrada de outros gestores, não significa que a família perdera o controle e o poder da empresa. Muito pelo ao contrário, um novo membro na equipe irá trazer novas visões e experiência de mercado que pode agregar e fazer com que os resultados sejam atingidos.

  • Aposte capacitação gerencial dos líderes

    Independente os líderes pertencerem à mesma família, é fundamental que todos passem por um processo de capacitação. Assim garantirá uma postura e engajamento de todos. De tal maneira que os líderes se sentirão seguros e preparados para os desafios de uma liderança e também alinhados com o propósito que a empresa tem.

  • Em hipótese alguma misture relacionamentos com a vida profissional

    Parece uma tarefa fácil, mas na hora de colocar, na prática, é onde muitos erros são cometidos.

    É importante tentar manter os relacionamentos afastados da vida profissional. Em alguns casos a solução pode ser excluir títulos — como mãe, pai e tio.

  • Deixe as regras claras

    Em uma empresa familiar qualquer dúvida ou desentendimento pode ser tornar em grandes e desnecessários conflitos internos e fora do ambiente da empresarial. Deixe as regras claras desde o começo. Estabeleça cargos, salários, posições, responsabilidades, tomada de decisões e assim por diante. Assim ninguém pode alegar que não sabia das regras desde o início.

  • Evite a concessão de privilégios

    É inevitável que existam relacionamentos afetivos entre as partes, como pais e filhos, tios e sobrinhos. Com isso, é normal que ocorra uma diferenciação no tratamento e isso pode se tornar uma enorme armadilha.  Logo, se algum familiar fizer algo contra as regras, não tenha medo de advertir a pessoa da mesma forma como seria feito com qualquer outro funcionário. Da mesma maneira, na hora de parabenizá-lo, não se pode perder a medida e exagerar nessa situação.

 

Ter o total controle e o sucesso de uma empresa familiar é totalmente possível, se todos caminharem juntos com o mesmo objetivo e propósito.

Gostou das nossas dicas? Se você está aflito e deseja saber mais como pode fazer com que sua empresa possa alcançar os resultados, agende uma reunião sem compromisso com um dos nossos especialistas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Como avaliar meus líderes? Aprenda aqui!

Que líder nunca teve medo da Avaliação de Liderança, atire a primeira pedra. Esse é um assunto extremamente polêmico nas empresas, pois, em muitos casos esse tema é ignorado pelos líderes. Afinal de contas, esse é o momento em que será avaliado, seu desempenho, sua competência e principalmente sua liderança, que é fundamental para qualquer

Saiba como: Pequeno empresario pode pegar emprestimos

Para abrir um negócio além de toda a burocracia, temos em primeiro lugar, problemas com a falta de dinheiro, que consequentemente fazem com que o empreendedor desista do grande sonho e busque por emprestimos. É muito normal que o diante dessa situação, busque por novas fontes de renda, sendo a mais famosa entre todas elas,

Tive prejuizos com o Black Friday: E agora?

O Black Friday acabou e você só teve prejuízo? Pensou que ia dobrar o faturamento, mas ao invés disso não conseguiu ter o retorno que estava esperando? Essa data está entre as melhores oportunidades de dobrar o faturamento, no entanto, por mais que se trate de uma ocasião tão esperada, nem sempre é fácil estar

Outros artigos que podem te interessar

Assine nossa Newsletter