Você sabia que as empresas brasileiras gastam, em média, 1.958 horas por ano só para cumprir com as suas obrigações fiscais?

De acordo com o Banco Mundial, esse número corresponde a seis vezes mais que a média de trabalho de outros países da América Latina e equivale a quase 3 meses de atividade de uma organização!! ?

Já pensou quantos projetos você poderia ter feito nesse período?

Por isso, grande parte dos gestores e empresários estão terceirizando seus serviços contábeis e dedicando mais tempo do seu trabalho ao core business da empresa!

Nesse artigo, o Coordenador de Contabilidade da Direto, Nilton Martins, explicou para a gente o passo a passo de como funciona uma Consultoria Contábil, quais são suas principais vantagens e qual é o melhor momento para contrata-la, confira:

 

O que faz uma Consultoria Contábil?

De modo geral, Consultoria Contábil é um serviço que visa examinar todos os processos de contabilidade de uma empresa, identificar possíveis gaps, promover melhorias e recomendar soluções através da análise e do diagnóstico provindo dos relatórios contábeis e financeiros de uma organização.

Ou seja, podemos dizer que esse serviço tem como objetivo reduzir a carga de impostos e as responsabilidades fiscais que recaem sobre uma empresa, auxiliar na criação de um planejamento financeiro e tributário e ainda otimizar a rotina e o controle do caixa organizacional.

Mas não para por aí, Nilton Martins salienta que uma Consultoria Contábil também presta auxílio no estudo de viabilidade de novos projetos, fornece informações importantes para ajudar na tomada de decisão, no planejamento estratégico, na identificação de gargalos nos processos, e ainda na estrutura de um empreendimento.

Vamos entender como funciona cada serviço separadamente no próximo tópico?

 

Quais vantagens uma Consultoria Contábil trás para minha empresa?

 

Quais são as vantagens de uma Consultoria Contábil?

 

Análise do Regime Tributário:

Você sabia que uma Consultoria Contábil pode reduzir a quantidade de tributos da sua empresa apenas com a revisão do seu Regime Tributário?

Quando um consultor começa a analisar as formas que uma empresa paga e entrega os impostos e relatórios ao Governo, ele faz um estudo de viabilidade econômica e analisa se o Regime de Tributação escolhido por ela ainda é eficiente, em relação ao seu custo e benefício.

Através dessas informações, a consultoria efetua simulações das opções dos Regimes Tributários disponíveis e que possa adequar a entidade, efetua o levantamento dos tributos recolhidos afim de identificar possíveis restituições que a mesma tenha direito, organiza quais impostos devem ser pagos e quais declarações devem ser entregues e acompanha todas as alterações tributárias que podem envolver a organização. – Acrescenta o Coordenador Contábil da Direto.

É comum encontrar empresas que estejam enquadradas em Regimes de Tributação incorretos e assim acabam pagando mais impostos do que deveriam, por isso #fiqueatento e verifique anualmente se suas características financeiras estão de acordo com o seu modelo de tributação.

 

Criação de um Planejamento Tributário:

Já pensou organizar todas as suas obrigações contábeis e fiscais e assim nunca mais atrasar nenhum pagamento, esquecer de entregar uma declaração ao Governo e ainda ficar por dentro de todas as novidades e alterações do seu ramo de atuação?

Tudo isso é possível com a criação de um Planejamento Tributário!

Um consultor contábil te auxilia na criação desse planejamento, que é diferente de empresa para empresa, e nele coloca todos os prazos mínimos e máximos para que você se prepare com antecedência e cumpra com todas as suas obrigações.

Dessa forma, sua empresa não corre o risco de pagar multas (que podem chegar a preços muito altos!) e nem leva uma advertência do Governo ou da Receita Federal.

 

Economia de tempo e dinheiro:

Você lembra que no início desse post eu comentei com você sobre quanto tempo uma empresa demora para cumprir com todas as obrigações fiscais e tributárias?

Isso acontece, porque além do Brasil possuir uma grande quantidade de impostos e responsabilidades fiscais, não são poucos os gestores e empresários que tem dificuldade nesses assuntos e acabam perdendo um enorme tempo tentando entender, entregar e pagar todas as guias relativas a impostos, tributações e afins.

Ao contratar o serviço de uma Consultoria Contábil, além do consultor já saber quais sãos os tributos e obrigações que você deve pagar e entregar ao Governo (evitando assim o pagamento de multas e advertências por atrasos ou esquecimentos), ele está por dentro de todas as novidades que surgem no setor, fazendo assim com que você possa dedicar mais tempo ao principal serviço da sua empresa!

O Consultor irá analisar as informações e os processos internos e externos da empresa, irá verificará em qual contexto a mesma opera, e assim irá sugerir medidas de contenção de gastos e melhorias nos processos, ganhando tempo e reduzindo custo, e ainda demonstrando o ponto de equilíbrio da entidade. – explica Nilton.

 

Gestão mais eficiente:

Você sabia que as Demonstrações Financeiras geradas pela contabilidade, bem como os Relatórios Financeiros produzidos por ela, são ferramentas importantíssimas para a gestão de uma empresa?

Mas para que os gestores possam utilizar desses dados, é necessário que eles saibam interpreta-los, e é aí que entra o papel de uma Consultoria Contábil!

Segundo Nilton Martins, a Consultoria sugere ou ainda mesmo traz para o empresário números que podem trazer uma nova perspectiva do negócio, redução de custo, recuperação de créditos tributários, gargalos nos processos etc.

Com isso, ele tem uma visão mais detalhada da saúde financeira da sua empresa e pode auxiliar na criação e/ou readaptação do planejamento estratégico e nas tomadas de decisão mais importantes do seu negócio.

 

Considerações Finais

O Coordenador de Contabilidade da Direto acrescenta que a Consultoria Contábil é uma das ferramentas para garantir o sucesso da empresa, já que ela visa diagnosticar e propor soluções que a equipe da entidade possa executar.

Outro ponto que ele salienta é que os consultores são imparciais aos problemas ou desejos das pessoas que fazem parte da empresa, dessa forma eles tem uma visão diferenciada e mais ampla da organização.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, você pode (e deve!) consultar uma empresa que preste o serviço de Consultoria Contábil, como a Direto, ou enviar sua dúvida para o e-mail: [email protected].

Que tanto eu, como outras pessoas estaremos a disposição para bater um papo com você!

Aproveitando que você está por aqui, que tal conferir esses outros posts do Blog da Direto:

 

Coordenador de Contabilidade da Direto

Por Cinthia Sayuri, departamento de Marketing da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria. ?