A Contabilidade Patrimonial continua passando por transformação, além de elaborar e entregar as obrigações acessórias ao fisco, Federal, Estadual e Municipal, também trabalha como fonte de informação ao gestor. 

Essa fonte de informação vem através das demonstrações contábeis e ainda de outros relatórios produzidos com base na escrituração contábil.

A Contabilidade Patrimonial é composta por relatórios e demonstram dados sobre a posição financeiras, resumidamente: a dos Bens e Direitos, obrigações , o patrimônio líquido, também dados sobre o desempenho, adicionalmente há ainda o Fluxo de Caixa que demonstra as entradas e saídas dos recursos e resultado das operações.

A parceria entre gestores e a contabilidade, é de suma importância na tomada de decisão. 

É através dessa parceria que a tomada de decisão é feita com base no conhecimento técnico da contabilidade patrimonial e do conhecimento profundo do negócio e ainda há possibilidade de elaborar projeções no intuído de servir de base ao gestor.

Abaixo descrevemos 3 sinais da real necessidade e começar a rever a opção de não ter contabilidade patrimonial.

1 – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real ?

A sua empresa pode estar pagando mais tributo do que precisa, é através das informações produzidas pela contabilidade patrimonial é que o sua contabilidade irá enquadrar de forma adequada a melhor opção à sua realidade. 

O enquadramento leva em consideração as informações que foram escrituradas na contabilidade e compiladas nas demonstrações financeiras e escrituradas de forma adequada recomenda-se que seja feito um estudo com projeções para o exercício seguinte já no 3º trimestre. 

Uma vez feita a opção vale para o exercício seguinte a contar de 1º de janeiro, salvo exceções reguladas pela receita federal.

2  – MEI para Micro, Pequena ou Média Empresa ?

Se você progrediu o tamanho da sua empresa e ainda não possui contabilidade, já se perguntou como está a situação patrimonial da sua empresa?

Lembre-se que a sua empresa começou com um pequeno capital aportado pelos sócios, as oportunidades estão aparecendo e chegou a hora de um novo salto. Você precisa buscar capital e uma das opções é o gerente do banco, que já solicitou os demonstrativos financeiros da empresa. Não adianta contra argumentar que a empresa é optante pelo simples ou pelo lucro presumido, ambas as opções têm como base o faturamento da empresa é obrigatório possuir escrituração contábil não há contra-argumento. 

A analista de crédito precisa da contabilidade patrimonial para analisar a Situação patrimonial da empresa e não só o faturamento da empresa, mas outros indicadores extraídos das demonstrações financeiras, qual a seu capital de giro, quais os índices de liquidez, qual a rotatividade do seu estoque, qual o prazo de médio de recebimentos e pagamentos entram nessa conta. 

Lembre-se que a obtenção de crédito com taxas mais atrativas depende de um bom cadastro.

3 – Investidores interessados na sua empresa ?

Como demonstrar a real situação e ainda como demonstrar o quanto vale a empresa no mercado em que atua?  

A contabilidade patrimonial será uma das ferramentas a serem utilizadas. Há diversas formas e modelos de valorização de empresas: 

Contábil, baseado no valor do patrimônio líquido constante na contabilidade patrimonial. 

Liquidação, baseado no imobilizados mais o diretos e menos as obrigações. 

S.A. de Capital Aberto, baseada no valor das ações no mercado. 

Múltiplos, baseada em transações já concluídas em empresas assemelhadas. 

Fluxo de caixa descontado, utiliza fatos históricos, imobilizados, efetuar projeções de mercado, considera-se a marca  ainda os riscos do negócio. Veja que quanto maior a valorização maior será o seu ganho nesta transação.

Se a sua empresa não elabora os demonstrativos contábeis que além de serem necessário no dia a dia das empresas e são obrigatórias por força do código comercial, lei das falências e ainda pelo próprio conselho federal de contabilidade. 

Certamente está deixando para segundo plano o conhecimento financeiro das operações e a falta da visão dos custos e encargos podem contribuir e muito com resultados inferiores ao esperado.

Ter esse tipo de análise é fundamental para descobrir se o seu negócio conseguirá se sustentar a curto, médio e longo prazo, pois sem isso, será mais difícil identificar empecilhos e garantir o equilíbrio econômico.

Toda empresa para ser duradoura e forte no mercado tem a necessidade de ter informações de qualidade e precisas que tenham foco na sua gestão e principalmente no modelo de negócio, não apenas em fornecer dados vagos que não tenham impacto grande no alcance dos seus resultados. 

 

Considerações Finais

O suporte de uma assessoria de uma contabilidade customizada além de auxiliar na sua abertura, organização, também é responsável por garantir as vendas, geração de caixa, e lucro líquido da empresa.  

A contabilidade é um fator importante da viabilização do sucesso empresarial, um sistema contábil ágil, com contas conciliadas e que gere relatórios relevantes é a ferramenta ideal para conquistar bons resultados. 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, você pode consultar uma empresa como a DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria.

Mas, se você quer saber ainda mais sobre esse tema, mande um e-mail para: [email protected]

Que tanto eu, quanto outras pessoas da Direto, estaremos à disposição para bater um papo com você!

Por Ana Clara, departamento de Marketing do Grupo DIRETO.