Almejar lucros através de uma equipe motivada e muito bem engajada e ainda mais com um rendimento de alta produtividade. Que empresa não quer isso não é mesmo?

Entretanto muitas empresas ainda possuem constantes dúvidas se existem diferenças entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos e isso se deve ao fato de serem áreas muito parecidas, e por mais que pertençam ao mesmo seguimento, tratam de coisas bem diferentes.  

Por falta de conhecimento ou mesmo por ter conceitos desatualizados, muita pessoas que fazem parte de grandes empresas até mesmo na área administrativa, ainda não conseguem distinguir as tarefas desenvolvidas dentro dessas duas áreas.

E é por isso que nós estamos aqui para acabar com essas dúvidas de uma vez por todas e mostrar as principais funções dessas áreas.

Recursos humanos

O Recurso humanos é popularmente conhecido pela sigla RH, e se baseia em   uma associação de métodos, técnicas e práticas definidas que tem como objetivo administrar os comportamentos internos e permite eficácia na gestão de pessoas da sua empresa, com abrangência e flexibilidade que possibilitam o desenvolvimento empresarial, o que permite que sua empresa cresça bem estruturada.

O setor de RH é importantíssimo para o bom desenvolvimento empresa, isso porque ele está ligado diretamente aos funcionários dela.

O RH também é responsável pela motivação, bem-estar dos funcionários e manutenção de um bom clima organizacional entre os trabalhadores.

Com isso eles preparam treinamentos e palestras para que todos estejam mais bem preparados e depois elaboram melhorias com os resultados obtidos, para que todos consigam cumprir suas funções com o máximo de qualidade de vida e empenho, e potencializar o capital humano.

Recursos Humanos é o conjunto responsável por:

E também por outras funções, com o objetivo básico de alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Departamento pessoal

O departamento pessoal conhecido também pela sigla DP, como é chamado popularmente é uma área especializada na gestão dos funcionários da empresa,

O DP é o principal responsável pelas seguintes tarefas:

O DP é também encarregado principalmente das questões burocráticas relacionadas aos colaboradores, garantindo a correta emissão e gerenciamento de documentos.

É fundamental para a companhia porque ele é o principal mediador da empresa com diversos órgãos públicos, emitindo guias e declarações fundamentais para a situação se manter regularizada.

Dessa forma, é possível fiscalizar o cumprimento das normas e evitar um eventual processo trabalhista para a companhia.

Se você deseja expandir seu negócio, saiba que contar com um bom departamento pessoal é indispensável para que a empresa possa expandir e lucrar. Os profissionais do setor também são responsáveis pelo cuidado com o quadro de colaboradores.

Então seja qual for o tamanho da empresa, sempre existem muitos documentos para cada colaborador e muitas questões para serem acompanhadas. Poder contar com um escritório especializado para lidar com essas questões e fazer a ligação entre a empresa e o funcionário pode ajudar muito o crescimento da sua empresa.

 

Considerações Finais

Basicamente, o Departamento Pessoal trata da relação da empresa com o funcionário, enquanto o Recursos humanos cuida da relação do funcionário com a empresa.

Com a relação que o Departamento Pessoal têm com as atividades do Recursos Humanos, é interessante que as ações das duas áreas caminhem juntas, levando em consideração as estratégias para cada setor.

Você pode procurar um escritório especializado para lidar com toda essa parte e evitar maiores transtornos.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, você pode consultar uma empresa como a DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria.

Entre em contato conosco, que tanto eu, quanto outras pessoas estaremos à disposição para bater um papo com você!

Por Ana Clara, departamento de Marketing do Grupo DIRETO