Na economia cada vez mais competitiva e dinâmica no qual nossas empresas estão inseridas hoje, é cada vez mais importante que a Gestão Empresarial de uma organização se adapte as novas realidades exigidas pelo mercado e pelos consumidores.

Mas como a gente sabe, nem sempre isso acontece …

Segundo dados divulgados pelo IBGE, de cada 100 empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em menos de 03 anos, tendo como principal motivo a falta de planejamento e descontrole na gestão.

Para que você fuja desse problema, conheça os principais pilares de uma Gestão Empresarial de sucesso e entenda como eles podem ser aplicados na prática, conversamos com o Executivo de Finanças & Controladoria da Platlog Importadora, Logística e Distribuidora, Octávio Prado, sobre o tema.

Nesse post, ele dividiu com a gente suas experiências, seus conhecimentos e deu algumas dicas para você ter ainda mais controle e proficiência em sua gestão.

Vamos conferir?

 

Afinal, o que é Gestão Empresarial?

O termo Gestão Empresarial é muito abrangente. Ele pode ser entendido como um conjunto de ações e estratégias financeiras, estruturais e humanas, com o objetivo de crescer e alcançar resultados cada vez maiores e melhores dentro de uma organização.

Na minha concepção é o conjunto de sistemas, pessoas e processos voltados a garantir o controle do negócio e o atingimento de seus objetivos. Em outras palavras, gestão empresarial é ter o controle do negócio garantido através de sistemas e processos concisos, operados por um time de colaboradores eficientes – conta Octávio Prado.

 

Quais são os pilares de uma Boa Gestão Empresarial?

Para ter uma Gestão Empresarial de sucesso, é necessário que alguns pilares dentro da sua empresa sejam bem definidos!

Para o Octávio, os principais elementos que compões sua gestão são: pessoas, sistemas e processos.

Porém, há outros pilares que também podem ser importantes para uma organização, vamos entender cada um deles?

 

Pessoas:

Ter uma gestão eficiente de pessoas é uma das principais chaves de um negócio! Pois são elas que estão em frente ao cliente, lideram projetos, responsabilizam-se por resultados e buscam atingir os objetivos da empresa.

De acordo com Octávio Prado, o time de gestores/líderes deve ser bem preparado tecnicamente e precisa estar alinhado com os objetivos da companhia. Para gerir equipes, nada é mais importante do que Planejamento. Precisamos entender onde estamos, onde queremos chegar e em quanto tempo e quais ferramentas e recursos teremos para o atingimento dos objetivos.

 

Sistemas:

Quanto tempo você levaria para desempenhar as atividades da sua empresa sem o auxílio dos sistemas de gestão?

Os sistemas são ferramentas que auxiliam e otimizam a rotina de um empreendimento, garantindo uma maior organização de dados, evitando processos repetitivos e proporcionando uma economia de tempo e esforço.

Aqui falamos não somente de sistemas de gestão (ERP), mas também de WMS para gerenciar movimentação de mercadorias, sistemas para controle de folha de pagamentos, sistemas para roteirização de entregas… enfim, a tecnologia pode ser um diferencial competitivo se soubermos utilizá-las bem. Precisamos ter em primeiro lugar um fluxo operacional bem definido e usuários bem treinados para abastecer os sistemas com informações corretas, caso contrário, teremos um pool de informações não confiáveis que poderão nos levar a tomar decisões erradas. – Destaca Octávio.

 

Processos:

Como uma organização pode desempenhar suas atividades, sem saber quais são os processos que devem ser feitos para a realização de um serviço ou fabricação de um produto?

Os processos são fundamentais e nos ajudam a definir como, quais e quantas etapas são necessárias para a finalização de uma atividade.

O desenho de processos é o link entre pessoas e sistemas. É fundamental que o sistema reflita com grande dose de aderência o processo da companhia. Por exemplo, em uma distribuidora de produtos, desde a geração de demanda de compra de determinado item, até sua efetiva venda, passando por estoque, contas a pagar, faturamento, tratamento tributário, roteirização para entrega, emissão de notas fiscais, geração de contas a receber, tudo deve seguir um fluxo de processos dentro do sistema. – Aponta o Gestor da Platlog Importadora, Logística e Distribuidora.

 

Planejamento e Organização:

Planejar significa criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo.

Já, organizar, significa a obter e alocar os recursos necessários para atingir o objetivo da empresa ou de um projeto, como: materiais, colaboradores, financeiros, máquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas para realização das atividades.

É quase impossível ter uma Gestão Empresarial de sucesso sem antes planejar e organizar todas as ações que você precisa fazer como gestor!

Só por meio da elaboração desses planos, é possível colocar em prática todas as estratégias da empresa, tomar decisões mais assertivas para o crescimento do empreendimento e ter um time cada vez mais engajado e qualificado, por meio da distribuição de recursos necessários e tarefas de acordo com o cargo de cada trabalhador.

 

Indicadores:

Tão importante quanto planejar, medir os resultados é uma tarefa fundamental para qualquer empresa! E a ferramenta utilizada para analisar desfecho de projetos, ações e estratégias são os indicadores.

Os indicadores apontam o caminho e são um referencial para o gestor identificar possíveis problemas, definir prioridades e verificar o andamento e o progresso de todas as atividades de uma empresa.

Essas ferramentas podem ser:

  • Indicadores de Eficiência e Eficácia;
  • Indicadores de Capacidade;
  • Indicadores de Produtividade;
  • Indicadores de Qualidade;
  • Indicadores de Lucratividade;
  • Indicadores de Rentabilidade;
  • Indicadores de Competitividade;
  • Indicadores de Efetividade;
  • Indicadores de Valor.

+ Indicadores contábeis e financeiros: Qual a sua importância?

 

Tecnologia:

Nos dias de hoje, a tecnologia está presente em todas as empresas e é uma peça fundamental para garantir inovação e competitividade no mercado.

Quando há uma Gestão Empresarial eficiente, somada a trabalhadores bem treinados para abastecer os sistemas tecnológicos com informações corretas, a tecnologia torna as atividades de uma empresa mais otimizadas, eficazes e com uma menor quantidade de erros.

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Como aplicar esses conhecimentos na prática?

Tão importante quanto estudar a teoria, é essencial saber como aplicar todos os conhecimentos e estratégias dentro da sua empresa, não é?

Por isso, escrevi um checklist para você começar hoje mesmo a aplicar todos os conhecimentos adquiridos aqui nesse post e deixar sua Gestão Empresarial ainda mais eficiente e eficaz:

 

01) Estude, estude e estude:

O primeiro passo para alcançar um maior sucesso na Gestão Empresarial, é através do conhecimento e do aprendizado adquirido pelas novas técnicas de gestão e administração.

No mercado competitivo e com grandes mudanças no qual estamos inseridos, novas atualizações, modificações e novidades são lançadas quase todos os dias.

Estar atento a todas elas é fundamental para aproveitar oportunidades ou evitar problemas que podem aparecer no futuro.

Para manter-se atualizado, você pode consultar blogs do ramo da sua empresa (como o da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria), assistir palestras, ler jornais, ….

 

02) Conheça a realidade da sua organização:

Outro ponto essencial, é conhecer a realidade da sua empresa. Esteja por dentro de toda a situação financeira, dos colaboradores, clientes, sócios ou acionistas e no mercado no qual está inserido!

Somando-se a disso, preste atenção também nos objetivos e metas da sua organização e não se esqueça dos projetos que estão em execução.

 

03) Lembre-se do diálogo:

E por último, mas não menos importante, comunique com todos os colaboradores da sua empresa, desde trainees até diretores, sobre os pilares e as estratégias de Gestão Empresarial que você pretende fazer!

As pessoas que trabalham para você ou com você, podem contribuir com ideias e sugestões para sua Gestão ser ainda mais sadia!

Você conhece mais algum pilar importante na Gestão Empresarial de uma empresa? Então conta para a gente qual é através do e-mail: [email protected] ou pelas nossas redes sociais: LinkedinFacebook e Twitter.

Que tal aproveitar que você está por aqui e conferir esses outros posts do blog da Direto?

Até a próxima pessoal ?

Por Cinthia Sayuri, departamento de Marketing da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria.

Participação especial: Octávio Prado, Executivo de Finanças & Controladoria da Platlog Importadora, Logística e Distribuidora.