Ainda existem muitas empresas que veem seu contador apenas como um despachante de guias para o governo. De acordo com Conselho Federal de Contabilidade, existem cerca de 190 mil contadores ativos que são responsáveis por administrar todo o universo contábil de uma empresa. Mas com o avanço da tecnologia e as diversas mudanças que ocorrem no cenário empresarial , um contador deixou de ser só um  despachante de guias, agora ele tem um papel fundamental para fazer com que sua empresa consiga alavancar os resultados

Agora queremos te ajudar a entender melhor, a importância de ter um contador mais próximo na sua empresa e como hoje ele pode  alavancar seu negócio. 

Então, continue conosco.

 

Afinal, o que é um contador?

Um contador, nada mais é do que o profissional responsável por acompanhar a transação desde a abertura da empresa até o encerramento das atividades, questões financeiras, tributárias,  e patrimoniais da organização. 

A ideia de que a única função de um contador é  despachar guias e fazer o imposto de renda é  ultrapassada, visto que além de possuir conhecimento em cálculos, ele consegue transformá-los em informações para que a empresa consiga alcançar todos os seus objetivos e crescer financeiramente saudável. 

Qual a importância de um contator para o seu negócio crescer?

O Brasil é considerado como um dos países mais difíceis e burocráticos para se empreender hoje em dia. É evidente a dificuldade enfrentada pelos empresários para manter e fazer com que seu negócio cresça cada vez mais. 

Assim, um contador pode e deve ser um braço direito, principalmente a você gestor, simplesmente porque esse profissional se tornou mais do que responsável por emitir guias e fazer a conexão entre a empresa com o governo brasileiro. Hoje ele tem capacidade de atuar como um consultor para a manutenção e desenvolvimento do negócio, focando em aumentar os resultados.

Se antes o contador não precisava manter um contato tão próximo com o cliente, hoje é preciso ser visto como um Controller, já que  é peça chave durante a elaboração de qualquer planejamento estratégico. Ele é o profissional mais indicado para determinar a viabilidade de recursos, a sustentabilidade de projetos, além de definir quais são os possíveis encargos que o empreendedor terá que arcar caso assuma determinada posição.

 

Quais são as habilidades que um contador despachante de guias não tem?

De fato não existe um modelo ideal para um contador, mas existem algumas características e habilidades que são requeridas  nos dias de hoje que você deve avaliar se seu profissional atual está enquadrado ou não.

Confira agora:

1 . Capacitação Constante

Um excelente profissional do mundo contábil precisa sempre estar se atualizando e se capacitando para poder indicar caminhos e estratégias viáveis para o cliente. 

2.  Relacionamento Interpessoal

Hoje é preciso sair da mesa, analisar com cuidado o negócio do cliente, e entender o que ele precisa para sugerir mudanças de acordo com a realidade que ele vive atualmente.

3. Gestão

É indispensável que o profissional conheça os processos de uma gestão eficiente, que permita um olhar mais apurado e consultivo para as necessidades do cliente.

4. Liderança:

É fundamental saber gerir sua equipe, colocar pessoas certas nos lugares certos e saber administrar o melhor de todos. 

Agora que você leu todo o artigo, vamos lembrar que um contador tem o papel fundamental para a saúde, desenvolvimento e administração do seu negócio. 

A ideia de que o contador é apenas despachante de guias, ficou no passado, hoje o profissional é  indispensável se sua ideia é crescer e alcançar os resultados, tendo em vista que, com o seu suporte customizado será possível ter informações de qualidade que auxiliam na tomada de decisões. 

Se você quer saber ainda mais sobre o que um contador pode fazer pela sua empresa, mande um e-mail para: [email protected]  Que tanto eu, quanto nossos profissionais, estaremos à disposição para bater um papo com você!