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Planejamento Financeiro e Estratégico : Tenha um!

Planejamento Financeiro e Estratégico : Tenha um!

Uma estratégia importantíssima praticada por empresas de sucesso, sem dúvida nenhuma, é o planejamento!

Diferentemente do que muitos empresários acreditam e vivem, o sucesso de um negócio não se resume em apenas ter saldo positivo e disponível no dia para realizar o pagamento de suas contas e obrigações. Boa vontade, dedicação e conhecimento sobre os produtos e serviços do seu ramo não são suficientes para garantir a longevidade de sua empresa. Possuir um Planejamento Financeiro e Estratégico é parte fundamental para alcançar esse objetivo.

Nesse artigo, você vai entender mais sobre como o Planejamento Financeiro e Estratégico é vital no desempenho e no crescimento de sua empresa.  

O que é um Planejamento Financeiro e Estratégico?

É um planejamento que deve estar composto no conjunto de ações internas da empresa. Através dele é possível melhorar sua produtividade e competitividade. Consiste em uma ferramenta de gestão que define atitudes a serem tomadas frente aos cenários encontrados. Facilita a identificação do momento ideal para aplicação de cada estratégia, visando sempre alcançar metas preestabelecidas.

O termo ‘planejamento estratégico e financeiro’ é muito comum de ser encontrado no mundo contábil e empresarial. Mas, apesar de estar sendo apresentado junto no tema deste artigo, existem diferenças conceituais entre planejamento estratégico e planejamento financeiro.

Quando o planejamento se atenta apenas ao balanço financeiro da empresa, sem levar em consideração os fatores externos de mercado, se trata apenas de planejamento financeiro. 

Quando falamos de planejamento estratégico, falamos em um serviço contábil amplo que passa por todas as esferas da empresa, estudando o mercado, clientes, concorrência etc. Já o planejamento financeiro é restrito na previsão de orçamentos, listas de trâmites financeiros periódicos e balancetes.

Mas, como o planejamento financeiro pode ser expandido dentro do conceito estratégico?

Um planejamento financeiro e estratégico acontece quando se consideram as projeções financeiras que, somadas às análises internas e externas levantadas, geram base para a criação de uma projeção do futuro geral da empresa, segmentando-a ao mercado.

Qual a importância de realizar esse procedimento para a empresa?

A finalidade desse instrumento é garantir conhecimento sobre como manter as contas equilibradas e sempre positivas, inclusive frente a fatores negativos. 

A falta de planejamento tem um papel importante no encerramento de empresas. Para evitar entrar nessa estatística, planejar-se é essencial e serve como um guia que determina quais ações tomar diante de cenários desafiadores.

Nenhum negócio opera sob as mesmas condições ou tem as mesmas características, por isso é importante compreender que é preciso desenvolver e criar um plano de ação adequado à realidade de sua empresa.

Como desenvolver esse planejamento estratégico?

  • Crie uma cultura de planejamento

Por mais bem elaborado que seja o planejamento, é preciso que sua concepção seja compreendida e aceita por todos na empresa, caso contrário, os planos não serão seguidos por eles.

Explique o conceito desse instrumento, evidencie seus benefícios e envolva o máximo de pessoas possível. Convide-os a lhe auxiliar nesse projeto, trazendo ideias, ângulos de visão e conhecimento que tornarão o planejamento mais sólido e eficaz.

  • Defina a missão, visão e valores

O primeiro passo é direcionar o rumo que será tomado pela empresa, pois todas as decisões e estratégias adotadas visam atingir esses objetivos. Confira o que significa esses termos:

✔️ missão — é o propósito fundamental da empresa, sua razão de existir; ela persistirá enquanto ela existir, como “auxiliar empresas a elaborar planejamentos estratégicos financeiros”;

✔️ visão — consiste em um estado futuro que a organização pretende alcançar, um exemplo pode ser “tornar-se a maior marca do ramo na região”;

✔️ valores — são os princípios que guiam as atitudes da companhia, como “manter uma relação familiar com os clientes e colaboradores”.

  • Realize um planejamento tributário

O planejamento tributário é um estudo realizado com base na lei para que a empresa melhore seus resultados financeiros. Por meio desse estudo é possível analisar um enquadramento tributário em que a empresa possa estar, de forma que fique mais vantajosa para si. 

Os principais regimes de tributação são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Cada um deles possuem regras específicas, com vantagens e desvantagens que, somente uma empresa de contabilidade especializada com profissionais multidisciplinares tem condições de analisar os prós e contras na hora da opção por um dos regimes.

Vale aqui ressaltar que nenhum regime é melhor que outro! Em todos os casos sempre será necessário que uma empresa especializada execute as devidas contas para identificar qual regime é o mais vantajoso para o seu negócio.

  • Elabore estratégias

Nessa fase serão traçados os planos de ação a serem tomados, mas antes, é preciso analisar o cenário atual do seu mercado e da sua empresa e definir seu orçamento atual para ser capaz de projetar a precificação de produtos, futuras vendas etc.

Lembre-se de sempre alinhá-los à missão, valores e visão anteriormente estabelecidos, assim você saberá quais passos realizar com os ganhos obtidos.

Em âmbito estratégico, o planejamento deve ser feito de forma ampla e a longo prazo, normalmente por um período de 5 anos e vinculando todos os setores da empresa. Os demais níveis estratégicos — tático e operacional — acompanharão o plano basilar estabelecido por você.

  • Simule cenários

O cenário em que sua empresa se encontra é volátil de diferentes formas. Os índices econômicos, como a inflação, podem variar exacerbadamente, o gosto dos consumidores também, e ainda é possível que ocorram desastres naturais, como inundações e outros fatores externos negativos.

Mas, também é plenamente possível que surjam oportunidades que alavanquem seu negócio, como uma redução nas alíquotas dos tributos que você comercializa. Para que você esteja preparado para lidar com qualquer situação, crie simulações para três tipos de cenários:

🔹 pessimista — aqui ocorrerão fatos que poderão reduzir a lucratividade da companhia;

🔹 realista — cenário baseado nas hipóteses mais prováveis de acontecer;

🔹 otimista — como aproveitar eventual oportunidade surgida.

  • Coloque a estratégia em prática e acompanhar os resultados

Com tudo preparado, você finalmente poderá iniciar seu projeto. Entretanto, lembre-se de utilizar indicadores de desempenho para monitorar os resultados obtidos.

Essas ferramentas medem o desempenho dos processos da empresa, indicando se as decisões tomadas estão fazendo com que a empresa alcance os objetivos estabelecidos.

  • Fale com um especialista 

O processo é complexo e envolve conhecimento a respeito de várias áreas e departamentos. Para auxiliá-lo, consulte uma empresa com profissionais adequados que tenham expertise para trabalhar em um projeto como esse. Para mais assertividade no processo do alcance de suas metas, contar com um profissional fará toda a diferença.

Considerações finais

A estratégia como aliada aos seus projetos pode garantir o sucesso de sua empresa apesar das crises que eventualmente possam surgir.

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Departamento de Marketing do Grupo DIRETO.

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